sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A HISTÓRIA DO DÍZIMO



E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. E o rei de Sodoma disse a Abrão: Dá-me a mim as pessoas, e os bens toma para ti. Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra, Jurando que desde um fio até à correia de um sapato, não tomarei coisa alguma de tudo o que é teu; para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;(Genesis 14:18 a 23)

Antes mesmo de Deus colocar a Lei dos dízimos sobre o povo de Israel, Abrão deu dízimos dos despojos de guerra ao Rei Melquisedeque, Rei de Sodoma.

Abraão na sua velhice teve o filho da promessa, Isaque

Isaque conheceu Rebeca e tiveram dois Filhos Esaú e Jacó

Jacó  após a sua vida ter sido transformada por Deus, mudou seu nome para Israel, conforme Deus ordenara.

Israel teve os filhos, as 12 tribos, sendo:

Ruben,Simeão,Levi,Judá,Issacar,Zebulon,José,Benjamim,Dã,Naftali, Gade e Aser

Até então não existia a Lei de Deus que direcionava o dízimo especificamente para o povo de Levi, vamos mais adiante.

Mais tarde, com Moisés, Deus direcionou que a tribo de Levi, seria responsável para o cuidado da tenda da congregação, receberiam os dízimos de todas as tribos de Israel .

 E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.(Números 18:21)

Portanto, somente os Levitas tinham o direito de receber os dízimos de todo o povo de Israel.

No carta escrita aos Hebreus, podemos observar que quando Abrão,dizimou, havia um propósito já estabelecido por Deus , vamos as declarações do autor:

E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.(Hebreus 7:9)

Isto é, por alegoria, pois quando  Abraão dizimou, estava dando o dízimo por toda a tribo, mesmo ainda que ela não existisse, entretanto esta obrigatoriedade, esta Lei estava se findando e findou-se em Cristo, pois mudando-se o sacerdócio, é necessário a mudança da Lei.

Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.(Hebreus 7:12)

Após a vinda de Cristo, estamos agora sob uma Nova Lei, sob o Senhorio do Sumo Sacerdote, que é Cristo,  que por sua vez nasceu da tribo de Judá, assim, o Senhor Jesus não pode requerer o dízimo.

Em contra partida, o povo Cristão está sob os ensinamentos de Cristo e deve sim contribuir com amor e alegria a casa de Deus, conforme está Escrito:

Cada um contribua segundo propós no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.(II Corintios 9:7)

Continuação:

Paulo,o apóstolo ensinou a dar o dízimo?

Ele mesmo declarou:

Ora, muitos anos depois, vim trazer à minha nação esmolas e ofertas.(Atos 24:17)

Também  declarou que :

Eis aqui estou pronto para pela terceira vez ir ter convosco, e não vos serei pesado, pois que não busco o que é vosso, mas sim a vós: porque não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais para os filhos.(II coríntios 12:14)

E disse mais:

Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. Não porque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes. Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também. Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.(II Tessalonicenses 3:8 a 12)

Ninguém é obrigado a coisa alguma diante de Deus, mas praticar, o amor, a voluntariedade,ajudar ao próximo e a casa de Deus é motivo de prestarmos ações de graças a Deus e certamente Deus recebe com alegria.

Ao final das contas, as contas de água, luz,manutenção da igreja e dos obreiros são contas que são pagas por nós, voluntariamente.
Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina; Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu salário.(I Timoteo 5:17 a 18)


Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. (Atos 20:35)

Nenhum comentário:

Postar um comentário