quinta-feira, 25 de junho de 2015

O CORDEIRO DE DEUS

Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. (Genesis 22:7 a 8)

Recentemente me foi passado um estudo de que em todo o Velho testamento, não há registros de que houve holocausto de “Homem” para a remissão de pecados, mas sim, animais puros e citam como exemplo,o filho de Abraão,que não foi sacrificado, pois Deus proveu o cordeiro.

Concordo,no velho testamento não há holocaustos de Homens, porém segue um estudo sobre alguns acontecimentos que apontam para um homem, para o Cordeiro de Deus e cada um tire as suas conclusões:

Antes mesmo do povo ser liberto dos egípcios, Deus mandou o povo preparar um cordeiro  sem mácula, de um ano,comerão a carne  e o sangue será derramado em ombreiras, e na verga da porta, nas casas do povo hebreu .

A comida do cordeiro, a exemplo acima,representa até os dia de hoje, a Páscoa.

Em continuidade,Deus informou que passaria pelas terras do Egito, a noite e feriria todo o primogênito, desde os homens até os animais e o sangue que foi derramado seria por sinal e nada aconteceria com os primogênitos e assim aconteceu.

O povo depois deste acontecimento, foram libertados do Egito, perseguidos,peregrinaram pelo deserto,e sempre é sacrificado um cordeiro por família para a páscoa do Senhor e o cordeiro também era para ser colocado como expiação de pecados (  holocaustos)

Curiosamente,quando uma mulher dá a luz a seu filho, pelas leis judaicas, no oitavo dia circuncidará o prepúcio do menino, ficando a mãe 33 dias em purificação e terminados os dia  apresentará um cordeiro de um ano, por holocausto, porém se não tiver recursos, então apresentará duas rolas ou dois pombinhos.

Isto aconteceu exatamente com o Mestre Jesus,a circuncidação e com Maria a purificação, conforme lemos:

E, quando os oito dias foram cumpridos, para circuncidar o menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, que pelo anjo lhe fora posto antes de ser concebido. E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor. (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor); E para darem a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.(Lucas 2:21 a 24)

Continuemos.....

João Batista, foi enviado para ir a frente  anunciando a vinda do Messias e mais tarde, vendo a Jesus, declarou:

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.(Joao 1:29)

No Antigo Testamento, Isaias profetizou:

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o SENHOR fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca.(Isaias 53:6 a 9)

No novo testamento,Deus envia Felipe, o apóstolo ,para ir até um certo homem etíope, que estava lendo profeta Isaias e não compreendia as Escrituras e veja o que aconteceu:

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.(Atos 8:30 a 35)

Acredito que para muitos leitores na dúvida de quem Isaias estava profetizando,(Isaias 53) ,Felipe esclarece, mostrando que realmente Isaias profetizava a respeito de Jesus Cristo.
Pedro diz que:

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,(I Pedro 1:a8 1 19)

Deus aceitou a morte de seu Filho Unigênito por expiação definitiva dos nossos pecados, pois o Sangue do Cordeiro foi totalmente aceito.

Se ainda tiver dúvidas, segue o texto extraído das Escrituras Sagradas:

Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; Holocaustos e oblaçöes pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,(HEBREUS 10:5 a 12)

Existem muitos estudos e muitas informações pela internet, vale apenas alertar que, se, em qualquer estudo visando o conhecimento do Reino de Deus, o foco principal não for Jesus Cristo, este “ reino não é de Deus”


Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,(Efesios 4: 13 a 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário