quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CADÁVER ESPIRITUAL


---------- Mensagem original----------
De: Regina Lopes


 

Cadáver Espiritual
Em Cristo descobrimos quem somos e por que vivemos. Muito antes de ouvirmos falar de Cristo e de depositarmos a esperança nele, ele já pensava em nós e tinha planos de nos dar uma vida gloriosa, que é parte do propósito geral que ele está executando em tudo e em todos.
Falar sobre fé não prova que alguém tem fé. Não chegamos a lugar algum apenas ouvindo, sem partirmos para a prática. Tiago ao escrever aos seguidores de Jesus que viviam fora da Palestina chama a atenção sobre o perigo de se tornarem cadáveres espirituais, pois falar de Deus sem atitude coerente não tem o menor sentido.
Nós não podemos mostrar obras separadas da fé, assim como não podemos mostrar fé separada das obras. Não podemos ensinar pregar, falar uma coisa e viver outra, pois isto demonstra profunda incoerência (e no contexto de Tiago ele estava se referindo a coerência da fé através das ações).
Tiago está dizendo que separar fé e obras é afastar-se da vida. É um caminho de morte. Acreditar é uma ação. Não somos justos diante de Deus por causa de uma fé morta, mas pela fé que resulta em uma vida transformada.
O furor divino é despertado pela falta de confiança do ser humano em Deus, pelos erros repetidos, pelas mentiras acumuladas e pela manipulação da verdade. A verdade essencial sobre Deus é muito clara. Abram os olhos e poderão vê-la. Se analisarem com cuidado o que Deus criou, serão capazes de ver o que os olhos de um cadáver espiritual não podem enxergar.
Os cristãos estão deixando de tratar Deus como Deus, recusando-se a adorá-lo, e estão sendo reduzidos a um terrível estado de insensatez e confusão, a vida para estes tornou-se sem sentido. Fingem saber tudo, mas são ignorantes sobre a vida. Estão trocando a glória de Deus, que sustenta o mundo, por coisas baratas. Então se é isto que querem é tudo o que terão. Viverão num lamaçal, sujos por dentro e por fora. Tudo porque estão trocando Deus e uma fé coerente por uma fé morta.
O resultado desta insensatez é uma vida desprovida da presença de Deus e do amor divino. Tornam-se perversos, infelizes e sem amor humano. Por não se importarem com Deus vive uma vida incoerente com a fé que professam e com suas práticas.
Deus tem deixado homens e mulheres por conta própria. A vida destes tem se tornado uma confusão, está ladeira abaixo. Por esta razão as igrejas estão cheias de maus testemunhos.Alguém chegará a algum lugar apenas ouvindo, sem partir para a prática? Falar sobre fé prova que alguém tem fé? Não é óbvio que falar de Deus sem atitude coerente não tem o mínimo sentido?
Paulo ao escrever a Tito declara em sua carta que havia muitos rebeldes – eles afirmavam que conheciam a Deus, mas por seus atos o negavam. Eram detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra (Tito 1.16).
Tiago em sua carta afirma que quando o corpo é separado do espírito, temos um cadáver. Se tentarmos separar a fé das obras, o resultado será o mesmo: apenas um cadáver. E o resultado serão igrejas ocupadas por ambiciosos, caluniadores, pessoas cheias de inveja, pessoas cheias de violência, briguentos, trapaceiros que fazem da vida de seu próximo um inferno. Maliciosos, venenosos, críticos ferozes, arrogantes, gente vazia e insuportável. São mestres em criar meios para destruir vidas. Uma fé morta produz seres humanos tolos, cruéis e intransigentes.
Estes tem plena consciência de que estão cuspindo no rosto de Deus e não se importam. Tiago afirma que o diabo crê no Deus único e treme, pois ele sabe que um dia será lançado no lago de enxofre, mas há um grupo que diz que há um só Deus, um grupo que prega que canta que dizima que ensina que está presente nas reuniões, mas não se importa com o dia do juízo.
Meus irmãos, não pensem que estamos em nível mais elevado que estes descritos por Tiago e Paulo, apontando o dedo para eles. Todas as vezes que criticamos alguém estamos nos condenando. Criticar é uma forma de ignorar nossos próprios pecados. Mas Deus não é enganado tão facilmente. Ele vê através da cortina de fumaça e nos responsabiliza por nossas ações.
Nós podemos distrair o nosso próximo, mas não conseguimos distrair a atenção de Deus com relação aos nossos pecados apontando o pecado dos outros. Deus não nos deixará livres de nossas obrigações. Deus é bom, mas não é bobo. Por sua bondade ele nos toma pela mão e nos conduz a uma mudança radical de vida.
Não há como escapar. Viver uma fé incoerente é como jogar lenha na fogueira. Um dia, o fogo intenso e alto, o julgamento justo e ardente de Deus irá queimar tudo. Não nos enganemos, porque no fim todos terão o que merecem. Vida de verdade para quem age do lado de Deus e fogo para quem insiste em viver como bem entende, pela lei do menor esforço.
Oremos:
Deus nós precisamos de tua graça! Lava-nos de nossa culpa e purifica-nos de nossos pecados. Quando teu povo vive uma fé incoerente é a ti que ofendem e o Senhor sabe a extensão da maldade. Tens todos os fatos diante de ti e o que decidir a respeito de teu povo será justo.
Purifica tua Igreja e ela será limpa. Lava e ela terá uma vida branca como a neve. Conserta os ossos quebrados. Cura completamente! Deus faz um novo começo para teu povo. Organiza o caos na vida de cada um.
Pai uma nova gênese! Não jogue fora ninguém, nem deixes de soprar santidade no teu povo. Traz de volta teu povo do exílio. Sopra um vento novo.
Nos dê a chance de ensinar teus caminhos aos rebeldes, para que os perdidos consigam achar o caminho de casa. Anula a sentença de morte, ó Deus da nossa salvação. Põe palavras em nossos lábios querido Deus.
Deus o povo fingindo te desagrada, é uma atuação impecável para a plateia. Não para ti. Despedaça o orgulho que tomou o coração do povo para que possam te adorar de verdade. Conceda-os um coração quebrantado, disposto a amar, pois estes não escapam nem por um minuto da tua percepção.
Transforma tua Igreja num lugar de deleite e repara os muros. Então, terá do teu povo adoração verdadeira, atos humildes e grandiosos de adoração através de uma fé viva, uma fé coerente. Em o nome de Jesus Cristo.
Deus te abençoe e te guarde. Deus sorria para você e te presenteie. Olhe para você bem nos olhos e o faça tornar-se melhor.
Regina Lopes
 
 

“O homem de bom senso sabe entender e julgar os fatos da vida, mas a mente do tolo é cheia de ilusões e ele acaba enganando a si mesmo” Pv 14.8.  
 

__._,_.___

Nenhum comentário:

Postar um comentário