sábado, 5 de fevereiro de 2022

NOVA ALIANÇA

 

NOVA ALIANÇA!!

 

Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.(Lucas 22:20)

 

Na trajetória do povo de Deus sempre houve a quebra de aliança por parte do homem e o Senhor por sua vez, renova sua aliança para que nós não pereçamos.

 

No velho testamento, Jeremias profetiza:

 

"Estão chegando os dias", declara o Senhor, "quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá".(Jeremias 31:31)

 

No novo testamento, há novamente a declaração do Senhor.

 

Deus, porém, achou o povo em falta e disse: "Estão chegando os dias, declara o Senhor, quando farei uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá.(Hebreus 8:8)

 

O que acontece quando se faz uma nova aliança?

Chamando "nova" esta aliança, ele tornou antiquada a primeira; e o que se torna antiquado e envelhecido, está a ponto de desaparecer.(Hebreus 8:13)

 

O que é a nova aliança?

São leis que vem ao encontro com os ensinamentos de Cristo, por isto, a Palavra de Deus nos diz que Jesus Cristo é o mediador da nova aliança.

-a Jesus, mediador de uma nova aliança, e ao sangue aspergido, que fala melhor do que o sangue de Abel.(Hebreus 12:24)

Qual é a razão de uma nova aliança?

Aqui começa algo para a nossa meditação.

 

Os 10 mandamentos foram escritos em tábuas de pedras e dadas a Moisés no monte Sinai, para que o povo pudesse seguir estes ensinamentos e por consequência , estar na aliança de Deus.

Disse o Senhor a Moisés: "Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel". Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos. (Êxodo 34:27 a 28)

 

Ocorre que o homem é pecador e jamais conseguirá cumprir a lei (os 10 mandamentos)

Afinal de contas, a Lei não é boa?

De fato a lei é santa, e o mandamento é santo, justo e bom.(Romanos 7:12)

 

Entretanto, eu e você somos carnais e quando seguimos a vontade da “ carne”, já não andamos mais sob a Lei de Deus e por conta disto pecamos.

A Lei aponta os pecados, mas não justifica, não salva e não liberta , aliás a lei nos torna  escravos do pecado e da morte.

Por isto, Jesus Cristo veio ao mundo, para cumprir toda a Lei , levando sobre si todos os nossos pecados e Nele foi feito tudo novo.

Não há mais condenação para quem está em Cristo Jesus , a saber:

Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,
porque  por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte. Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,( Romanos 8: 1 a 3)

 

A antiga aliança, os 10 mandamentos foram também colocadas pelo apostolo Paulo, como o Ministério da Morte ......

 

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.
O ministério que trouxe a morte foi gravado com letras em pedras; mas esse ministério veio com tal glória que os israelitas não podiam fixar os olhos na face de Moisés por causa do resplendor do seu rosto, ainda que desvanecente.
Não será o ministério do Espírito ainda muito mais glorioso?
Se era glorioso o ministério que trouxe condenação, quanto mais glorioso será o ministério que produz justiça! Pois o que outrora foi glorioso, agora não tem

 

 

glória, em comparação com a glória insuperável. E se o que estava se desvanecendo se manifestou com glória, quanto maior será a glória do que permanece! Portanto, visto que temos tal esperança, mostramos muita confiança.( II Coríntios 3: 6 a 12)

 

obs: desvanecer, seu significado:

 Fazer desaparecer ou desaparecer. = APAGARDESFAZERDISSIPAREXTINGUIR



 

 

Sobre a antiga aliança, os 10 Mandamentos.....

Por essa razão, Cristo é o mediador de uma nova aliança para que os que são chamados recebam a promessa da herança eterna, visto que ele morreu como resgate pelas transgressões cometidas sob a primeira aliança. No caso de um testamento, é necessário que comprove a morte daquele que o fez; pois um testamento só é validado no caso de morte, uma vez que nunca vigora enquanto está vivo aquele que o fez.(Hebreus 9:15 a 17)

 

Outros versículos.

Veja o que o apóstolo Paulo escreve .......

Meus irmãos, falo a vocês como a pessoas que conhecem a lei. Acaso vocês não sabem que a lei tem autoridade sobre alguém apenas enquanto ele vive? Por exemplo, pela lei a mulher casada está ligada a seu marido enquanto ele estiver vivo; mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei do casamento.
Por isso, se ela se casar com outro homem enquanto seu marido ainda estiver vivo, será considerada adúltera. Mas se o marido morrer, ela estará livre daquela lei, e mesmo que venha a se casar com outro homem, não será adúltera.

 Assim, meus irmãos, vocês também morreram para a lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerem a outro, àquele que ressuscitou dos mortos, a fim de que venhamos a dar fruto para Deus.(Romanos 7:1 a 4)

O batismo é a morte do velho homem e a ressurreição por  Cristo Jesus, agora não vivemos mais na carne, mas guiados pelo Espírito Santo por Cristo Jesus para darmos frutos a Deus.

Veja esta colocação:

Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. O filho da escrava nasceu de modo natural, mas o filho da livre nasceu mediante promessa. isso é usado aqui como uma ilustração; estas mulheres representam duas alianças. Uma aliança procede do monte Sinai e gera filhos para a escravidão: esta é Hagar. Hagar representa o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à atual cidade de Jerusalém, que está escravizada com os seus filhos.mas a Jerusalém do alto é livre, e essa é a nossa mãe. Pois está escrito: "Regozije-se, ó estéril, você que nunca teve um filho; grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem marido". Vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque. Naquele tempo, o filho nascido de modo natural perseguia o filho nascido segundo o Espírito. O mesmo acontece agora. Mas o que diz a Escritura? "Mande embora a escrava e o seu filho, porque o filho da escrava jamais será herdeiro com o filho da livre". Portanto, irmãos, não somos filhos da escrava, mas da livre.(Gálatas 4:21 a 31)

 

A lei teve o seu papel...

 

Antes que viesse esta fé, estávamos sob a custódia da lei, nela encerrados, até que a fé que haveria de vir fosse revelada. Assim, a lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé. Agora, porém, tendo chegado a fé, já não estamos mais sob o controle do tutor. Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa.(Gálatas 3:23 a 29)

 

Esclarecimentos finais:

 

Portanto, lembrem-se de que anteriormente vocês eram gentios por nascimento e chamados incircuncisão   pelos que se chamam circuncisão, feita no corpo por mãos humanas, e que naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo. Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, anulando em seu corpo a lei dos mandamentos expressa em ordenanças. O objetivo dele era criar em si mesmo, dos dois, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade. Ele veio e anunciou paz a vocês que estavam longe e paz aos que estavam perto, pois por meio dele tanto nós como vocês temos acesso ao Pai, por um só Espírito. Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.(Efésios 2:11 a 22)

TUDO POR CRISTO E EM CRISTO

 

E este é o seu mandamento: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo e que nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou. Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.(I João 3: 23 a 24)

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Pois estes mandamentos: "Não adulterarás", "não matarás", "não furtarás", "não cobiçarás", e qualquer outro mandamento, todos se resumem neste preceito: "Ame o seu próximo como a si mesmo" O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da lei.(Romanos 13:8 a 10)

 

Pois eu lhes digo que se a justiça de vocês não for muito superior à dos fariseus e mestres da lei, de modo nenhum entrarão no Reino dos céus".(Mateus 5:20)

 

Pela lei ,” não adulterarás”, a mulher que fora pega em adultério, deveria ser apedrejada,(lei judaica) e ela foi perdoada por Cristo, afinal de contas , Jesus descumpriu a lei ou usou da sua benevolência e misericórdia?

Assim, hoje vivemos   desta forma:

 

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.(Gálatas 2:20)

 

Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.(João 1:17)

Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade,
e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne.Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.
Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz,e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz. Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.( Colossenses 2: 9 a 17)

 

Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.(Lucas 22:20)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário