segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

DESCANSO

DESCANSO!!

E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.  E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.(Gênesis 2:2 a 3)


Quanto mais se lê, mais a Palavra  “ salta aos olhos” e revela muitas coisas que em muitas leituras, passa despercebido .


Apesar de ter lido os versículos acima, várias vezes, não me atentei ao fato de que Deus tinha terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera.

Ele também descansou neste dia, abençoou  e santificou , como feitor e criador.
Feitor...................E , havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera.
Criador.................porque nele descansou de toda a obra que , como Criador.


Os versículos citados acima, não podem ser compreendidos como versículos “ literais”, pois vamos incorrer em alguns problemas quanto ao conjunto da obra de Deus, a Bíblia, conforme segue...

 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia..(II Pedro 3:8)

É possível afirmar que Deus criou todas as coisas em sete dias literais?

Continuando.....

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.(João 1: 1 a 3)

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.(Colossenses 1:16 a 18)
Pelas Palavras citadas acima,, sabemos que Deus não estava sozinho  e que Nele, Jesus Cristo foram criadas todas as coisas.

Apesar de Deus ter concluído toda a sua obra e ter santificado o sétimo dia,  não vimos desde Adão até Moisés, qualquer cumprimento de Leis, e Paulo, o apóstolo, atesta estas afirmações:

Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.(Romanos 5:12 a 14)

Existe mais uma afirmação do Senhor Jesus a respeito do “trabalho de Deus”
E, Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.(João 5:17 a 18)

Deus se cansa?
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento.(Isaias 40:28)

Se, os primeiros versículos fala em descanso, que não é um descanso “ literal”, o que pode ser?

 Em Salmos, encontramos algo sobre...” descanso”


Por isso jurei na minha ira: "Jamais entrarão no meu descanso". Salmos 95:11
Novamente em Hebreus...
Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso". Hebreus 3:11
Entretanto, podemos compreender muitas coisas, lendo Hebreus capítulo quatro, a seguir:
Visto que nos foi deixada a promessa de entrarmos no descanso de Deus, temamos que algum de vocês pense que tenha falhado.
Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles; mas a mensagem que eles ouviram de nada lhes valeu, pois não foi acompanhada de fé por aqueles que a ouviram.
Pois nós, os que cremos, é que entramos naquele descanso, conforme Deus disse: "Assim jurei na minha ira: Jamais entrarão no meu descanso" — embora as suas obras estivessem concluídas desde a criação do mundo.
Pois em certo lugar ele falou sobre o sétimo dia, nestas palavras: "No sétimo dia Deus descansou de toda obra que realizara".
E de novo, na passagem citada há pouco, diz: "Jamais entrarão no meu descanso".
Entretanto, resta entrarem alguns naquele descanso, e aqueles a quem anteriormente as boas novas foram pregadas não entraram, por causa da desobediência.
Por isso Deus estabelece outra vez um determinado dia, chamando-o "hoje", ao declarar muito tempo depois, por meio de Davi, de acordo com o que fora dito antes: "Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração".
Porque, se Josué lhes tivesse dado descanso, Deus não teria falado posteriormente a respeito de outro dia.
Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus;
pois todo aquele que entra no descanso de Deus, também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.
Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.
Hebreus 4:1-11
O descanso pode ser o sábado literal?

Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado.
Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
Colossenses 2:16,17

Tudo aponta para Cristo, o nosso descanso,


Deus te abençoe

Nenhum comentário:

Postar um comentário