segunda-feira, 18 de novembro de 2019

PREDESTINAÇÃO


Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo; Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória. (Efésios 1:11 a 14)

Me fizeram uma pergunta muito interessante que resolvi postar e colocar algo a respeito, segue a pergunta:
....Deus já tinha planos para mim e para você a séculos, isto quer dizer que viemos com nosso destino já pré-determinado? Onde ficaria então o livre arbítrio?

Vamos as considerações:
Nos versículos citados acima, Paulo, o apóstolo faz uma afirmação sobre “ predestinados”, porém quando se observa a palavra ,(predestinado), ela vem com prefixo “ pré”, que indica,  antecedência, ou seja estamos antecipando algo que por ventura nem venha a acontecer.

Se voltarmos a olhar atentamente, sobre os versículos citamos acima (Efésios 1:11 a 14), vais observar que Paulo escreve que:” ...Em quem também vós estais, DEPOIS que ouvistes a Palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação “   e o principal  “E, TENDO NELE CRIDO”.

Se somos predestinados , o sacrifício do Senhor Jesus na cruz foi em vão, pois por que tudo isto, se já somos predestinados, não é verdade?
O que Deus nos quer revelar é que Ele nos amou antes mesmo da fundação do mundo e nos  “pré- destinou a sermos santos para Louvor de Sua Glória, porém “SE” DEPOIS que ouvimos a Palavra da verdade , o evangelho da salvação e tendo Nele crido.

Há algo que vai de encontro com a vontade de Deus , depois de crido Nele , em Cristo, somos transformados pelo Poder de Deus em filhos Dele, co-herdeiros de Cristo e selados com o Espirito Santo da promessa.

Veja também este versículo:
Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.( I Timóteo 2: 3 a 4)


O Desejo de Deus é que todos se salvem, e venham ao conhecimento da verdade, mas a livre escolha, ou o livre arbítrio, sempre acompanhará o homem, mesmo ele aceitando a Cristo, ainda pode mudar a sua decisão.
Mas cá entre nós, depois que tiveres uma experiência real com Cristo, a tua vida nunca mais será a mesma.
O que diz a Escritura Sagrada:
Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
(Romanos 10: 8 a 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário