quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

PASTORADO FEMININO


PASTORADO FEMININO!

Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.(Gálatas : 26 a 28)

O que podemos afirmar como certeza absoluta é que ,para Deus, não há acepção de pessoas e quando estamos em Cristo, Ele não vai diferenciar ou diminuir ou aumentar o seu amor para com o homem ou para a mulher, como está Escrito acima, não há macho nem fêmea, porque todos somos um em Cristo Jesus.
Porém, quando o assunto é cuidar de congregações onde há reuniões do povo de Deus , existe uma ordem hierárquica , alicerçada na Palavra de Deus.
Por exemplo:
Desde o principio , Deus tratou com homens para assumir o ministério das congregações, quando Jesus veio ao mundo , comissionou doze apóstolos e na morte de Judas , outra pessoa entrou no lugar .
Não deixando de mencionar Paulo, o apóstolo dos gentios, cujo qual foi “ separado “ para a obra pelo Senhor Jesus.
No entanto, a mulher tem o seu papel altamente importante em todo o lugar, até mesmo na Casa de Deus ,Paulo, o apóstolo, descreve muitas mulheres que foram cooperadoras para o crescimento do Reino de Deus , Maria, a mãe do Senhor  Jesus, esteve sempre colaborando, mas em nenhum momento, tanto ela como  outras magníficas mulheres não ficavam “ a frente” de qualquer assunto em que se tratasse do Reino de Deus.
Jesus, o Mestre por excelência, quando saía em viagem com os apóstolos, mulheres O seguiam e O serviam com seus bens, conforme está assim Escrito:
E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demónios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.(lucas 8: 1 a 3)
E não fica só por aí, Jesus , após a sua ressurreição, aparece primeiro para uma mulher:
E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demónios.(Marcos 16:9)
Mesmo assim, após a sua ressurreição, Jesus foi atrás de Pedro , que por sua vez era um dos apóstolos separados por Ele.
É indiscutível o papel da mulher como igreja e na igreja de Cristo, mas a liderança, sempre será nos moldes de Deus.
Observe o que o apóstolo Paulo escreve a Tito e a Timóteo.
A Tito....
Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei: Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganáncia; Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante; Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.(Tito 1 : 5 a 9 )

A Timóteo...
Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganáncia, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo. Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganáncia; Guardando o mistério da fé numa consciência pura. E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas. Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.(I Timóteo 3:1 a 13)
E Paulo complementa:
Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa; Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.(I Timóteo 3:14 a 15)

”... para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.”







Mulheres cooperadoras?
Sim !  com certeza e Paulo manifesta a sua alegria , até mesmo citando alguns nomes ....
Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencréia. Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim.(Romanos 16:1 a 2)
Saudai a Priscila e a Aqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,(Romanos 16:3)
E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.(Filipenses 4:3)
Saudai a Trifena e a Trifosa, as quais trabalham no Senhor. Saudai à amada Pérside, a qual muito trabalhou no Senhor.(Romanos 16:12)

Muitas coisas mudam com o passar do tempo, nas igrejas tradicionais evangélicas tinha muita coisa que eram consideradas como pecado, mas o tempo e uma base maior no estudo da Palavra, verificou-se que algumas coisas eram benéficas e nada constava contrário na Bíblia, o exemplo era a televisão, o uso de calças femininas......

Usos e costumes podem sofrer alterações, mas o que Deus deixou Escrito para a nossa edificação, e também como se portar diante da cada Dele, não muda e também nada muda, quando o assunto é pastorear as ovelhas do Senhor  Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário